(Foto: Reprodução)
Ao menos sete bairros e mais de 500 famílias já são alvos da enchente do Rio Machado no município de Ji-Paraná. Na manhã desta segunda-feira (21), muitos pontos do município amanheceram alagados, entre esses pontos, setores comerciais ao longo da avenida Transcontinental, paralela da rodovia Federal (BR-364), perímetro urbano. De acordo com o comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM), tenente BM Gerenildo Oliveira a previsão que que as chuvas continuem durante toda a semana.
O nível do Rio Machado que encerrou o domingo, com a medida de 11.40 cm, amanheceu a segunda-feira com 11.52cm, fazendo com que entre os pontos, a água invadisse vários estabelecimentos comerciais e até o pátio da escola municipal Jamil Vilas Boas, situada no bairro Duque de Caxias, próximo às margens do Rio Machado. A rua Dr. Geraldo ligando o Duque de Caxias, São Francisco e Vila Jotão, também teve toda a sua toda alagada, além do Parque Ecológico, Lagoa do Beira Rio Cultural, e a interdição da avenida Clóvis Arrais que corta o Canal Dois de Abril.
Maior Cheia desde 2014
Em vídeo gravado para imprensa de Ji-Paraná, o comandante do 2º GBM, Gerenildo Oliveira disse que a enchente deste ano já é considerada a maior desde o ano de 2014. Mesmo assim, ele afirmou que nenhuma família, até às 11 horas, havia sido encaminhada para o ginásio Adão Lamota.
“Todas as famílias retiradas de suas casas preferiram se abrigar em residências de parentes”, afirmou. Ele também voltou a alertar os residentes nos pontos baixos da cidade, pedindo que em caso de necessidade, liguem de imediato para o 193 do Corpo de Bombeiros. “Estamos todos de plantão para em caso de emergência entrar em ação imediatamente”, concluiu.