(Foto: Semcom-Vha)
Seguindo o plano de reestruturação da saúde local, a Prefeitura de Vilhena entregou, nesta quinta-feira, 28, mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) completamente revitalizada e pronta para atender à comunidade. Após meses de reforma, a UBS Carlos Roberto Mazala, ou UBS do Setor 19, como é popularmente conhecida, recebeu recursos superiores a R$ 1,7 milhão, provenientes de investimentos do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e do deputado estadual Jean Mendonça.
Após a reforma, as melhorias incluem a instalação de 10 novas salas de atendimento, uma sala de observação, espaço para a farmácia básica e uma área de esterilização, além da adição de um novo consultório odontológico. Com essas mudanças, a capacidade de atendimento mensal da unidade aumentou, passando de 12 para até 18 mil pessoas por mês. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a partir de abril, a UBS também terá a capacidade de realizar a coleta de materiais para exames laboratoriais.
Durante a cerimônia, o prefeito Flori Cordeiro recebeu um cheque de R$ 1 milhão do deputado federal Fernando Máximo, destinado à aquisição de insumos para a saúde. Além disso, uma caminhonete zero quilômetro foi entregue à Semus para reforçar a frota de veículos.
“Quando assumi o compromisso de transformar a saúde em nosso município, muitos duvidaram de nossa capacidade. Reestruturamos todas as UBSs, o nosso Hospital Regional hoje tem alas que possuem a mesma estrutura que um hospital de rico. Com a entrega dessa unidade, vemos os resultados do trabalho árduo de todos os envolvidos. Nosso objetivo é oferecer um atendimento digno e de qualidade à população, e essa conquista representa mais um passo nessa direção”, destacou o prefeito Flori.
Além do prefeito, estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Aparecido Donadoni, o secretário municipal de Saúde Wagner Borges, os vereadores Wilson Tabalipa, Toninho da Ceron e Sargento Damassa, o diretor da Uninassau, Wellington do Nascimento, e a diretora da UBS, Mirian dos Santos, além de membros da comunidade.
Semcom